GEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL


O livro “A Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil” é uma iniciativa da Federação Brasileira de Geólogos – Febrageo, em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão - Funep, para comemoração dos 40 anos da Febrageo.


O livro apresenta uma descrição histórica do papel da Geologia no desenvolvimento socioeconômico sustentável do Brasil, discutindo alguns dos principais acontecimentos que influenciaram o conhecimento geológico no país em diferentes temas.


O livro busca integrar informações históricas com dados técnico-científicos sobre a evolução do conhecimento geológico no Brasil, avaliando sua situação atual e as perspectivas futuras, principalmente no âmbito do exercício profissional para a construção e o desenvolvimento sustentável do país.


São abordados temas relacionados com: a história do conhecimento geológico no Brasil; o papel da Geologia nas descobertas de petróleo e gás no país; a função da Geologia no desenvolvimento sustentável dos setores de mineração, de águas subterrâneas, de planejamento territorial e riscos ambientais, e aspectos sobre legislação, ensino e exercício profissional da Geologia no Brasil.


Descreve a evolução do conhecimento científico da Geologia no Brasil e do exercício profissional de Geólogos e Engenheiros Geólogos, sintetizando as principais áreas de atuação. Enumera razões da criação dos cursos de Geologia e Engenharia Geológica, e descreve sua sequência ao longo do tempo. Examina a motivação, a origem e a evolução dos institutos de pesquisa e de prestação de serviços geológicos, com destaque para o Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB).


O livro delineia, ainda, as perspectivas de atuação futura dos profissionais de Geologia no Brasil, levando em conta questões ambientais, de abastecimento mineral e energético, de geração de conhecimento básico e aplicado, de preservação da geodiversidade e do geopatrimônio, e de mitigação dos problemas causados pela atividade humana. Constata-se um imenso atraso, que atinge a ordem de décadas, na tomada de decisões nos campos referidos, quando se examina a situação atual de países desenvolvidos. A formação de Geólogos e Engenheiros Geólogos continua a ser uma questão de Estado, sobretudo, porque o conhecimento do subsolo brasileiro ainda é incipiente. Aborda a questão, o Brasil tem ou não tem petróleo? Essa era uma questão intrigante para os gestores públicos brasileiros até a primeira metade do século XX. Depois de quase 100 anos de tímidos resultados, o Presidente Getúlio Vargas sanciona a lei que institui o monopólio da União na exploração, produção e refino de petróleo no país e cria a Petrobras, para dar conta da missão de assegurar a oferta deste bem estratégico aos brasileiros.


A partir deste momento, a história do petróleo no Brasil se torna indissociável da Petrobras. Dos parcos resultados iniciais nas bacias terrestres, ao avanço para o mar, buscando petróleo em águas cada vez mais profundas, a Petrobras soube forjar gerações de profissionais bem preparados, dispondo das melhores ferramentas e técnicas, para ousar localizar e produzir petróleo em qualquer ponto do território nacional, não importando as adversidades encontradas. A descoberta das gigantescas jazidas de óleo e gás, contidas nos carbonatos do Pré-Sal, é o atestado maior desta epopeia genuinamente verde e amarela. À frente deste processo estiveram geólogos e outros profissionais envolvidos na difícil tarefa de desvendar o segredo dos sistemas petrolíferos das bacias sedimentares brasileiras.


Um relato conciso de 160 anos de história da busca por petróleo no Brasil não pode deixar ao largo os diferentes momentos político-econômicos do país e as decisões institucionais decorrentes. Portanto, o livro “A Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil” é uma das ações da Febrageo no fortalecimento e na divulgação da importância da Geologia para a sociedade brasileira. Desejamos uma excelente leitura e convidamos todos profissionais a participarem das entidades estaduais e regionais da Geologia, contribuindo para melhoria técnica e científica do Brasil.

1 avaliação

5
0
4
0
3
0
2
0
1
0

Nenhum comentário até o momento
Acesse sua conta

É obrigatório que você acesse sua conta para comentar.

Acessar conta
Início