HIDROGEOLOGIA AMBIENTAL
Os textos que foram compilados nesse livro não somente apresentam conceitos técnicos como também retratam de alguma forma a época em que foram produzidos. Ao chegar no Brasil 1997 depois dos anos de doutorado passados no Canadá, com uma ciência então nova e com toda uma área técnica a ser amplamente desenvolvida, a oportunidade de publicar colunas mensais no Jornal ABAS Informa, então o veículo de divulgação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, ajudou a divulgar e a trazer para a ABAS o setor de áreas contaminadas.
Como o grupo de estudantes e de profissionais nesse mercado ainda era restrito, o alcance dos escritos nessas colunas era proporcionalmente significativo. Esse acolhimento pôde ser sentido pessoalmente em encontros técnicos e eventos científicos dos quais participei. A divulgação científica, uma área de menor prestigio mas de valor indiscutivel, mudou muito de forma com a chegada da comunicação digital. Mas embora a forma tenha mudado, a leitura de textos técnicos permanece inalterada para o crescimento profissional. Assim, investir em divulgação científica é fundamental para a consolidação do nosso campo de trabalho, que é uma das garantias da qualidade de vida das gerações futuras.
Durante a época de produção destes textos tive o prazer de conviver com muitos profissionais que, com seu conhecimento, experiência, sabedoria e humor, proporcionaram-me muitos momentos de diversão e um círculo de amigos que me causam imenso orgulho.
Espero que os raros leitores também se divirtam e possam utilizar as gotas de conhecimento aqui presentes para seu crescimento profissional.
Everton de Oliveira
AUTOR