SINOPSE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Esta Sinopse Estatística é o resultado do trabalho desenvolvido pelo Inep, para resgatar dados históricos da educação brasileira. No período de 1991 a 1995, por fatores externos que impediram a realização dos censos escolares na sua plenitude em algumas unidades da Federação, houve falta de informações a vários municípios do País.


Em função disto, órgãos governamentais, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral não tiveram acesso a informações fidedignas do setor educacional. A recuperação das informações perdidas ao longo do período tornava-se imperiosa para os técnicos e dirigentes do Inep com a finalidade de torná-las disponíveis à sociedade. Neste sentido, com a reestruturação do órgão, foi possível o desenvolvimento, pela Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais, de um árduo trabalho para estimar os dados faltantes, por unidade de ensino, para possibilitar resgate dos dados históricos em âmbito de município, unidades da Federação, Regiões Geográficas e total para o Brasil. Os dados apresentados no conjunto de tabelas que compõem esta publicação representam apenas um pequeno conjunto de informações, pois os censos escolares permitem uma grande variedade de cruzamento de dados e níveis diversos de desagregação de informações.


A base de dados referentes ao aludido período está armazenada no Sistema Integrado de Informações Educacionais (SIEd), que agrega todas as informações produzidas pelo Inep e que pode ser acessado para atendimento de demandas não estruturadas dos usuários dos dados educacionais gerados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito do órgão. Desta forma, a série sinóptica da educação básica foi recuperada e, a partir de então, está disponível para consulta pela comunidade educacional brasileira.


José Marcelino de Rezende Pinto

Diretor de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais

1 avaliação

5
0
4
0
3
0
2
0
1
0

Nenhum comentário até o momento
Acesse sua conta

É obrigatório que você acesse sua conta para comentar.

Acessar conta
Início